Governo do Estado impulsiona o desenvolvimento em Araci com a entrega de nova escola

Fotos: Yasmim Marinho
Com investimentos que ultrapassam R$ 85 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, nesta quinta-feira (4), em Araci, no Território do Sisal, um pacote de obras que vão beneficiar diretamente 48 mil habitantes do município. Uma escola em tempo integral, Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar, praças, um ponto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Espaço Colaborar, pavimentações em ruas e na BA-408, uma unidade de beneficiamento de milho e a requalificação de uma cozinha comunitária foram inaugurados.

O Centro Territorial de Educação Profissional de Araci, localizado na sede, tem 2,2 mil estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional matriculados. São 35 salas de aula, sete laboratórios, biblioteca, teatro e restaurante com 200 lugares, campo de futebol society com pista de atletismo, quadra coberta, piscina semiolímpica, vestiários e 33 banheiros. O valor total do investimento realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) foi de R$ 31,3 milhões.

Além de oferecer uma estrutura moderna e de ponta, a unidade também estimula a pesquisa e o empreendedorismo. O estudante de 17 anos Felipe Brito Ramos, que cursa o 3º ano do ensino técnico em administração, apresentou o produto que vem desenvolvendo com os colegas, a partir desse incentivo. “Temos uma estrutura incrível, grande. Meu projeto é um repelente feito a partir do sisal (planta bem conhecida na região) contra arboviroses (como a dengue, zika, etc). O objetivo é proteger a pele de picadas de mosquitos. Após os devidos testes, pretendemos lançá-lo no mercado”.

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou atento e de perto o experimento realizado pelos jovens cientistas. “Optamos hoje por ver ciência, uma aula ofertada pelos estudantes. Me orgulha ver um menino, uma menina, ao lado da professora, nos ensinando como o produto foi feito, o que é ciência e usando o nosso laboratório. Sabemos que existem outros estudantes talentosos aqui, artistas que cantam, tocam violão, fazem capoeira, jogam, dançam forró e que também podem usar esse teatro lindo”, afirmou.

Fotos: Yasmim Marinho

Para o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, a inauguração é motivo de grande satisfação para toda a comunidade escolar. “Entregar à comunidade de Araci um equipamento de tamanho e de qualidade, que vai proporcionar uma educação integral e integrada também à Educação Profissional, é motivo de alegria. Aqui vamos formar a juventude e, também, os trabalhadores e trabalhadoras da região. Nesta unidade, nós temos quatro eixos tecnológicos, em 10 cursos de educação profissional, com mais de 1.900 estudantes. Essa escola vai atender ainda mais a toda a comunidade na região”.

Atendimento ao cidadão

Para ofertar serviços de emissão de identidade, antecedentes criminais, Planserv, Ceprev e outros, a cidade foi contemplada com um Ponto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Com capacidade para realizar 2,4 mil atendimentos por mês, a unidade também beneficia a população de Brejões, Ubaíra, Cravolândia, Itaquara, Irajuba e Nova Itarana. “Araci está se integrando à rede SAC. O município está emitindo 100 RGs por mês e agora vai passar para 660 documentos, com prazo de 15 dias, sendo que o anterior era entre 45 e 60 dias. É um aumento bastante significativo. Temos toda a convicção de que esse equipamento ajudará no desenvolvimento econômico e social da região”, apontou o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes.

Ao lado do SAC, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) implantou o Espaço Colaborar. O intuito é impulsionar o trabalho colaborativo, com a utilização do espaço para a realização de treinamentos, formação, socialização, co-criação, reuniões, videoconferências, dentre outros.

Infraestrutura, segurança e desenvolvimento

Outra obra de destaque entregue foi a pavimentação da Rodovia BA-408, no trecho que liga Araci a Poço Grande. São 18 km de uma iniciativa que vai contribuir para o desenvolvimento da região, a partir de um investimento de R$ 34 milhões. Ainda sobre infraestrutura, Araci também teve as ruas dos bairros pavimentadas e praças foram inauguradas no Tanque da Nação, na sede, e no Povoado de Tapuio (distante 26 km). O valor total empregado nas obras foi de R$ 11 milhões.

Na segurança, a cidade ganhou uma Unidade Integrada da Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar, que contou com investimentos de R$ 2,5 milhões. Atuam no local, uma delegada, um escrivão, cinco investigadores e 20 policiais militares, que agora, garantem mais segurança para os aracienses.

Na área de desenvolvimento rural foram entregues a requalificação de uma cozinha comunitária na Comunidade Minador (há 15 km da sede) e dois tratores com implementos agrícolas para impulsionar a produção local.

Araci ainda recebeu um ônibus escolar rural, ambulância, a extensão de rede de água para atender os povoados de Lagoa de Cima, Retirada, Nossa Esperança, Laranjeiras e Rufino e Ichu, beneficiando 2,1 mil habitantes.

Também foram autorizadas mais obras, como a revitalização da praça João Batista no povoado de Caldeirão, o projeto de sinalização horizontal e vertical da zona rural e sede, a reforma do mercado do povoado de Pedra Alta, a implantação de sistemas de abastecimento de água em 22 localidades e o projeto para a pavimentação de 8km do trecho que liga o Povoado de Poço Grande ao de Tapuio, na BA-408.

A cuidadora Liliane Carneiro Barreto, 40, comemorou o investimento do Governo do Estado na cidade. “Estão de parabéns. Foram muitas obras grandes entregues aqui, que trouxeram muitos benefícios, como asfalto, escola, SAC, Polícia Militar. Que assim continue”.